Cinemorfes - Los lunes al sol

Quarta, 1 Outubro, 19:00 - Entrada Livre


Com a bolha de bem estar do capitalismo fofinho ainda estável, Fernando León, com este filme, antecipou-se em vários anos àquilo que hoje é recorrente e que veio a agravar com uma tal de "crise" finaceira.

Los lunes al sol (2002)

Comédia/Drama
113 minutos
Espanhol, leg. português ou inglês


Uma cidade costeira no norte de Espanha que há muito virou costas ao campo e rodeou-se de indústrias que a fizeram crescer desproporcionada, aos solavancos, alimentando-a de imigrantes e trabalhadores e desenhando-lhe um horizonte de chaminés, arestas e esperanças, de futuros desenraizados. 


Um grupo de homens percorre dia-a-dia as suas ruas íngremes, em busca de saídas de emergência para a vida. Trapezistas de fim de mês e de início de mês também, trapezistas sem rede e sem público, sem aplausos no final que atravessam diariamente a corda bamba do trabalho precário, que aparam a existência com andaimes de esperança e fazem das suas poucas alegrias trincheira, conversa, rotina, como se não fosse seu o naufrágio com que cada dia se debatem. 

Tudo isto enquanto falam da suas coisas e se riem, de tudo e de nada em especial, esperançosos, tranquilos, numa manhã de Segunda-feira ao sol...

Sem comentários :