Ciclo de Cinema A Comida - Supersize me

Segunda, 14/Jul - 18:00



O ciclo deste mês leva-nos a um tema que diz respeito a toda a gente: A comida.

A comida como prazer. O prazer de cozinhar. O acto de cozinhar como algo que todos podemos fazer. A comida que não devia existir. Os crimes que se podem cometer pela comida. A comida que simplesmente está lá, sempre presente. A comida como quotidiano. A comida porque sim. A comida, porque não?

E como a cozinha da Casa Viva está sempre pronta, este mês o cinema começa com um belo jantar que não só podes degustar, como ajudar a confeccionar.

  • Cozinhar - 18h
  • Jantar - 20h
  • Filme - 21h e 30m
  • Menu da Semana - Hamburgueres Vegetarianos com Arroz de Tomate


Super Size Me

Realizador - Morgan Spurlock
Duração - 100m

E se um dia resolvesses alimentar-te só de fast food, mais especificamente McDonald's? O que aconteceria ao teu corpo e à tua saúde?
Foi o que decidiu fazer Morgan Surlock, que com 33 anos vivia com a sua namorada vegetariana e tinha uma alimentação relativamente saudável.O resultado foi para além do catastrófico.

Durante os trinta dias, a "cobaia" passa por maus bocados e chega até a ficar viciado em fast-food. O seu fígado chega a ficar em estado crítico, ou seja, em decomposição, mas mesmo assim, Spurlock não desiste e chega ao trigésimo dia da experiência com um saldo gritante de açúcar no organismo, assim como onze quilos a mais, hipertenso, triglicerídeos altos, crises de abstinência, tremores, dores de cabeça e até indisposição sexual.

Entre os alertas de Spurlock estão o sedentarismo e o aumento do colesterol. No entanto, um dos mais impressionantes é o impacto do McDonald´s sobre as crianças, seja na forma de publicidade, brindes e a instalação de áreas playground nas lojas.

Com tantos alertas, Super Size Me, torna-se um documentário indispensável para que todos vejam os efeitos da alimentação fast food, especialmente a produzida pela multinacional.

O diferencial deste documentário é que a "cobaia" trata de todo o assunto sem perder o humor.

Conclusão: com tom de brincadeira, o documentário foi tão indigesto para o McDonald´s que a saída da rede de fast-food foi alterar o seu menu com itens saudáveis como saladas e sopas, para que não perdesse de vez a sua multidão de seguidores. Fortemente ideológico, este é um alerta mundial, para todos os que ainda não perceberam que a McDonald's para além de explorar trabalhadores e animais é terrivelmente prejudicial para a saúde.

Sem comentários :