Cinema América Latina #3

, 29 março 21h30 entrada livre













ZAPATISTA
1 de janeiro de 1994: o dia em que entra em vigor o Tratado de Livre Comércio. Minutos após a meia noite, no sudeste mexicano milhares de soldados indígenas tomam posse de metade do estado de Chiapas, declarando a guerra pela humanidade contra o poder global corporativo. Chamam-se Exército Zapatista de Libertação Nacional. Documentário que retrata este momento da História, dxs zapatistas que inspiraram o movimento antiglobalização. A seguir conversa sobre a actualidade do México e dos movimentos revolucionários.
Idioma: Inglês/Castelhano
www.bignoisefilms.com/films/features/90-zapatista


Último de três documentários que mostram resistências ao poder do império na América Latina.

Perceber este continente é perceber de que forma o que resta do conforto europeu é consequência da continuidade do colonialismo, de onde vem tanta mão de obra barata, tanta repressão, tantos produtos baratos para o nosso consumo. São testemunhos que nos mostram o horror e a dignidade, a repressão e as cabeças levantadas pela sobrevivência de um povo que se nega a baixar os braços e resiste a uma conquista que dura mais de 500 anos.

São documentários e conversas para alargar horizontes e perceber as lutas das nossas irmãs noutros lugares do planeta que partilhamos.

Sem comentários :