cinema a pedal

domingo, 29 abril 17h00 entrada livre

Retomamos o ciclo de Cinema a Pedal. Nesta 2ª projeção temos uma curta e uma longa metragem. Ao contrário do inicialmente planeado, será agora no domingo seguinte à última sexta-feira do mês, dia de MassaCrítica/Bicicletada e, em princípio, para manter assim com a possibilidade de  duas projeções por mês.

É um ciclo de cinema que pretende ser um complemento lúdico e um local de conversa entre os interessados e amantes da bicicleta, com todas as problemáticas e assuntos que directa ou indiretamente acarreta, mas também uma ferramenta extra para sensibilizar para o uso de um meio de transporte ecológico, económico e que traz enormes benefícios de saúde para quem o utiliza, pois é uma forma de exercício físico, e para todos em geral, uma vez que não polui.. Da ficção, passando pelo documentário até ao cinema de animação. Tem em perspectiva ser um ciclo de cinema itinerante. 


Father and Daughter, de Michaël Dudok de Wit (08')
UK, Bélgica e Holanda. 2001

Conhecem aquele vínculo afetivo que não se desfaz nem mesmo com as desventuras da vida? Dirigida e ilustrada pelo holandês Michaël Dudok de Wit, a animação Father and Daughter, conta, de maneira lírica, a dor de uma despedida e a ânsia de uma longa espera.

Com desenhos a aguarela, posteriormente digitalizados, Michaël Dudok de Wit recorre a elementos da Natureza para pontuar o aspecto reflexivo e até mesmo melancólico que a personagem carrega em si no decorrer da vida. Atente-se à subtileza da trilha sonora e desfrutem desta poesia visual...
Afinal, existem laços que nenhuma despedida é capaz de desatar.



Ladri di Biciclette, de Vittorio De Sica (90')
Itália, 1948
Italiano, legendado em Português

Prova irrefutável de como se pode criar obras de arte genuinamente brilhantes e inspiradoras a partir de escassos recursos. O neo-realismo italiano, aliás, foi responsável por vários desses casos. O cinema italiano renasce, das ruínas da II Guerra Mundial, situações do dia-a-dia e personagens comuns vividos por atores não-profissionais, com filmagens nas ruas sem recursos de estúdio.

Ladri di Biciclette apresenta a situação de muitos italianos que, depois da guerra, estavam desempregados. Antonio Ricci é um deles, até ao dia em que consegue um emprego como afixador de cartazes. Entretanto, para conseguir o trabalho, precisa de uma bicicleta, o que o fez penhorar objetos de casa para conseguir adquirir uma. A trama desenvolve-se a partir do dia em que a sua bicicleta é roubada e, junto com seu filho Bruno, parte à sua procura por toda a Roma.

Sem comentários :