cinema... pedalando

, 27 janeiro 22h00 entrada livre

É o primeiro de uma série de filmes que passarão todas as últimas sextas-feiras de cada mês com o tema Bicicleta. À semelhança da Bicicletada, que acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês, este ciclo de cinema pretende ser um complemento lúdico e um local de conversa entre os interessados e amantes da bicicleta com todas as problemáticas e assuntos que directa, ou indiretamente, acarreta. Irá desde a ficção, passando pelo documentário até ao cinema de animação. Tem em perspectiva ser um ciclo itinerante.


Le Gamin au vélo
, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (87'')
Coprodução Bélgica, França e Itália, 2011
Em Francês, legendado em Português

Cyril, um miúdo deixado pelo pai num orfanato, busca as suas duas maiores paixões: o próprio pai, e sua bicicleta. Largado pelo pai, descontente com o orfanato e ainda incapaz de se relacionar com Samantha, Cyril é presa fácil para marginais que o seduzem para o crime.


A bicicleta, tornando-se o único ponto de permanência na vida do garoto, é uma metáfora bem trabalhada dos sentimentos confusos a que uma criança nessas condições está sujeita, e é com esse cuidado que os Dardenne levam a história, evitando habilmente clichês que atrairiam facilmente cineastas menos desenvoltos.

Sem comentários :