RÁDIO CASA BIBA...recorda Michel Foucault

sábado, 15 de outubro 15h00

Vai para o ar este sábado, 15 de outubro, às 15h00, mais uma emissão da...RÁDIO CASA BIBA...recorda Michel Foucault


“Historicamente, o processo pelo qual a burguesia se tornou no decorrer do século XVIII a classe politicamente dominante, abrigou-se atrás da instalação de um quadro jurídico explícito, codificado, formalmente igualitário, e através da organização de um regime de tipo parlamentar representativo. Mas o desenvolvimento e a generalização dos dispositivos disciplinares constituíram a outra vertente, obscura, desse processo. A forma jurídica geral que garantia um sistema de direitos em princípio igualitários era sustentada por esses mecanismos miúdos, cotidianos e físicos, por todos esses sistemas de micropoder essencialmente inigualitários e assimétricos que constituem as disciplinas.”, in Vigiar e Punir.


Michel Foucault, nascido a 15 de Outubro de 1926, em Poitier, França, foi um importante filósofo e professor da cadeira de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. Todo o seu trabalho foi desenvolvido numa arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. O seu trabalho também se concentrou sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação.

Foucault é amplamente conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e pelas suas ideias da evolução da história da sexualidade, as suas teorias gerais relativas à energia e à complexa relação entre poder e conhecimento, bem como pelo estudo da expressão do discurso em relação à história do pensamento ocidental.

Entre as suas inúmeras obras destaca-se "Vigiar e Punir", um amplo estudo sobre a disciplina na sociedade moderna, para ele, "uma técnica de produção de corpos dóceis". Foucault analisou os processos disciplinares empregados nas prisões, considerando-os exemplos da imposição, às pessoas, e padrões "normais" de conduta estabelecida pelas ciências sociais. A partir desse trabalho, explicitou-se a noção de que as formas de pensamento são também relações de poder, que implicam a coerção e imposição. Assim, é possível lutar contra a dominação representada por certos padrões de pensamento e comportamento sendo, no entanto, impossível escapar completamente a todas e quaisquer relações de poder.

Em 25 junho de 1984, em função de complicacões provocadss pela SIDA, Foucault morreu aos 57 anos, em plena produção intelectual.


SÁBADO:

15H00

ASIB MOHAMED

17H00

VIKTORSPADINHA apresenta:

THE DAY AFTER THE SABBATH IV
Bandas underground de finais de 60 e 70 que poderiam ter sido grandes como, black sabbath, deep purple ou Led Zeppelin.

18h30

HORA DO FLAGRA
Mistura saudável de Punk, Rock dos 90 e Brasil

19h30

O CANTO DO GREGÓRIO #2
Para acompanhar a democracia na rua, uma hora do cancioneiro protestão...do baril méne!

20h30

TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka

RAP NEWS Noticias com toda a verdade, com humor e ritmo apresentado por Robert Foster.
Conspiração da Semana: GLOBAL REVOLUTION 15 OCT - Tentativa de fazer uma revolução à escala mundial. Uma revolução implica uma mudança, uma evolução. Mesmo não acreditando que mude alguma coisa (note-se: Ilha da Madeira), pode ser o primeiro passo para finalmente mudarmos o mundo e a Ilha da Madeira acorda depois.

... e música??? não vai faltar, vamos tentar passar apenas musica que tenha um pouco, directamente ou indirectamente, o tema (r)evolução. PARTICIPA NA MANIF MAS NÃO PERCAS ESTA EMISSÃO, afinal tens de jantar e nada melhor que a Teoria da Conspiração para ajudar à digestão.

22H30
TENTÁCULOS ALTERNATIVOS - 2ª temporada
com Subcarvalho e Luis Salgado

Voltamos aos programas de formato especial com um convidado também especial.
O companheiro Jimmy vai-nos ajudar a dissecar a obra ímpar de um grande nome da música internacional.
Prometemos uma viagem louca pelo mundo fantástico de NEIL YOUNG.

DOMINGO:

02H00
DJ TRÁSCAESCADA

... Rádio casaviva, uma rádio nada amiga...escuta e divulga.
para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva, segue os seguintes passos:
abrir... http://badmoodradio.blogspot.com/
- na coluna da direita, em "listen/ouvir", escolher "winamp".
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.

APARECE, OUVE E DIVULGA...Rádio casa viva, uma rádio sem barbies...

Sem comentários :