RÁDIO CASA BIBA...o Prémio Nobel da Literatura foi há 13 anos!

sábado, 8 de outubro 15h00


Vai para o ar este sábado, 8 de outubro, às 15h00, mais uma emissão da...RÁDIO CASA BIBA...o Prémio Nobel da Literatura foi há 13 anos!

A 8 de outubro de 1998, a Academia Sueca, a quem compete atribuir anualmente os prémios Nobel, anunciava a sua decisão de atribuir o Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.
Pela primeira vez desde que o Prémio Nobel - o mais importante prémio literário do mundo - fora criado, foi atribuído a um escritor de língua portuguesa.


“O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher.”

“...a caminho de uma utopia nova: o encontro cultural dos povos peninsulares com os povos do outro lado do Atlântico, desafiando assim, a tanto a minha estratégia se atreveu, o domínio sufocante que os Estados Unidos da América do Norte vêm exercendo naquelas paragens... Uma visão duas vezes utópica entenderia esta ficção política como uma metáfora muito mais generosa e humana: que a Europa, toda ela, deverá deslocar-se para o Sul, a fim de, em desconto dos seus abusos colonialistas antigos e modernos, ajudar a equilibrar o mundo.”

“...para recordar a quem o viesse a ler que usamos perversamente a razão quando humilhamos a vida, que a dignidade do ser humano é todos os dias insultada pelos poderosos do nosso mundo, que a mentira universal tomou o lugar das verdades plurais, que o homem deixou de respeitar-se a si mesmo quando perdeu o respeito que devia ao seu semelhante.”

“Termino. A voz que leu estas páginas quis ser o eco das vozes conjuntas das minhas personagens. Não tenho, a bem dizer, mais voz que a voz que elas tiverem. Perdoai-me se vos pareceu pouco isto que para mim é tudo.”

Excertos do discurso proferido a 7 de dezembro de 1998 na Academia Sueca


SÁBADO:


15h00
ASIB MOHAMED

Os Salamaleques de Asib Mohamed
Asib Mohamed está há pouco tempo em Portugal, e no Porto, por isso não sabe quem é esse tal de José Saramago. Nunca o viu na televisão e nem uma ruazinha com o seu nome encontrou onde pudesse tomar conhecimento de quem se trata afinal esta figura Nobel. Posto isto e verificada a espetacularidade da dificl prospeção e pesquisa de figuras estranhas e alheias à maioria do comum dos irracionais, faz um programa sobre alguém com o qual nunca se cruzou na rua, mas com o qual tem a impressão de já ter trocado autógrafos aquando de uma sessão dos ditos cujos sobre uns pequenos retângulos a que chamavam, naquela terra, de livros.
Acha bem que se queira ler debaixo da palmeira um livro que, de outra forma, seria altamente volátil e sujeito suspeito de golpes de estado e atentados terroristas de cocktail armado.
Viva a Democracia, Caim era um cão.
Alá é grande mas não chega à prateleira das bolachas.
Talvez tenha umas músicas a passar de vez em sempre.
Salamaleque


17h00
VIKTORSPADINHA apresenta:

THE DAY AFTER DE SABBATH III...

Bandas underground de finais de 60 e 70 que poderiam ter sido grandes
como, black sabbath, deep purple ou Led Zeppelin.

A não perder esta experiência sónica.


19h00
O CANTO DO GREGÓRIO

Programa experimental sem modelo prévio por TARZAN NA BORDA :

1/2 dúzia de músicas
1/2 dúzia de bitates
1 pitada de jingles

Botar na panela e deixar ferver...


20h00
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka

Teoria da Conspiração assinou contrato com RAP NEWS da JuiceMedia, passaremos apresentar noticias internacionais com ritmo e entrevistas exclusivas com os Senhores do Mundo, apresentadas por Robert Foster. Esta semana NASA Bombs the Moon.

Conspiração da Semana:Occupy Wall Street - Police Brutality! Parece que finalmente os "camones" estão acordar. Os Anonymous convocaram uma Manif para dia 17 de Setembro em Wall Street, onde o poderes financeiros manipulam os interesses dos poderosos. No dia 16 alguns manifestantes ocuparam Wall Street, eram poucos, mas no dia 17 eram bem mais. Pois os Media passaram imagens dos manisfestantes do dia 16 como se fossem os do dia 17 e chamaram-lhes ZOMBIES, para mostrar que a manif tinha sido um fracasso. A estação televisiva Russia Today cobriu o acontecimento e as imagens postadas no youtube mostram que os "camones" estavam a ser enganaditos. Então, de semana para semana, o movimento Ocupy Wall Street tem vindo aumentar e já passa dos 20.000 manifestantes. A bófia não gosta destas cenas... e pimba. WAKE UP AMERICA - A TV MENTE.

... e música??? não vai faltar, vamos passar montes de Covers e Recovers, Edits e Redits, Tributos e Contributos... musica tocada por outros... é tipo os governos actuais, mudam os políticos, mas a música é a mesma.


22h00
TENTÁCULOS ALTERNATIVOS – 2ª temporada
com Subcarvalho e Luis Salgado

Este é o segundo programa, de dois, onde pretendemos abordar 5 álbuns que, consideramos nós, foram muito emblemáticos na passagem dos 80's para os 90's. No primeiro programa dissecamos o Apetite for Destruction e o Lies dos Guns N' Roses e o Black Album dos Metallica.

No princípio dos anos 60 tivemos os Beatles e os Stones a comandarem a famosa "Invasão Britânica".

Em 1969 temos o Festival de Woodstock seguido do Festival de Altamont que anuncia o fim de toda uma geração.

Nos anos 70 temos grandes palcos, grandes bandas, como Led Zepplin, Black Sabath, Deep Purple, Lynyrd Skynyrd...

Em finais de 70 temos o movimento Punk com os Sex Pistols a liderarem um manifesto Niilista, com a famosa frase: "Tínhamos declarado guerra ao Reino Unido e, quando nos apercebemos, declaramos guerra ao Mundo"

Passados 13 anos temos a banda NIRVANA como porta-voz e líder do movimento Grunge e de toda uma realidade que procurava o último grito de desespero de uma geração à beira do abismo.

Vamos dissecar 2 álbuns muito significativos dos anos 90. O BLEACH (1989) e o famoso NEVERMIND (1991).


DOMINGO:


01h00
DJ TRÁSCAESCADA
Esta semana o dJTrascaescada presenteia o seu maravilhoso auditório, mais ou menos pelas horas do costume, numa sessão radiofónica recheada de tofu e espinafres. musicas que um ou outro conhecem mas que nunca ninguem as ouve, é sempre a mesma desculpa: preferimos sempre reconhecer do que descobrir.
O medo do desconhecido ainda nos espreita por detrás do ombro.
Brókiu fockers..!


14h00
PENSAMENTOS SUBVERSIVOS DOS URSOS
Quando pensa um urso pensam logo 2 ou 3.

Como foi interrompido o programa há duas semanas atrás, vai de novo:
É possível um urso vegetariano? Qual a diferença entre um urso e um humano? E entre uma vaca e um humano?
Estas e outras perguntas filosóficas, apoiados com músicas mais ou menos temáticas para um domingo refletivo.

com Spam Público
Dj wielokropek
e XeweX
e um convidado especial de coletivo BikeBerduras




... Rádio casaviva, uma rádio nada amiga...escuta e divulga.
para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva, segue os seguintes passos:
abrir... http://badmoodradio.blogspot.com/
- na coluna da direita, em "listen/ouvir", escolher "winamp".
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.


APARECE, OUVE E DIVULGA...Rádio casa viva, uma rádio sem barbies...

Sem comentários :