mais uma emissão da RÁDIO CASA BIBA

sábado, 20 agosto, a partir das 17h00...

RÁDIO CASA BIBA relembra Greve de Fome de 1981

Michael James "Mickey" Devine morreu a 20 de Agosto de 1981, depois de 60 dias em greve de fome. Foi o último, de 10 activistas pela independência da Irlanda do Norte, a morrer em virtude da Greve de Fome Irlandesa de 1981.

A Greve de Fome Irlandesa de 1981 culminou 5 anos de protestos por parte dos republicanos irlandeses, prisioneiros na Irlanda do Norte, que tiveram início com o “blanket protest”, protesto da manta, em 1976, resultante na negação do Governo Britânico em conferir o Estatuto de Categoria Especial aos paramilitares republicanos.

Em 1978, depois de vários presos serem selvaticamente atacados nas casas de banho da prisão, o protesto converteu-se num “Dirty Protest”, protesto sujo, no qual os prisioneiros se negaram a tomar banho e onde revestiam as paredes das celas com os seus próprios excrementos.

Em 1980, sete prisioneiros participam na primeira greve de fome que terminou ao fim de 53 dias, sem nenhuma vítima mortal a registar.

A segunda greve de fome teve lugar em 1981 e imediatamente se converteu num duro combate entre os prisioneiros e a primeira-ministra da altura, Margaret Thatcher. Um dos grevistas, Bobby Sands, chegou a ser eleito para o Parlamento durante a greve, o que provocou o interesse dos meios de comunicação social de todo o mundo, provocando uma grande mediatização do protesto. A greve foi desconvocada depois da morte de 10 prisioneiros, incluíndo Sands, a cujo funeral assistiram mais de 100.000 pessoas.


SÁBADO


17h00
VIKTORSPADINHA, apresenta a biodiscografia dos :...MINISTRY..

Basta dizer que, sem Ministry, bandas como Nine Inch Nails, Rammstein, White Zombie, Fear Factory, Skatenigs e até Slipknot não existiriam (e muitas outras...).

Se és facilmente impressionável com sons acima da velocidade legal na autoestrada não apareças, é um programa pesado para gente leve.



20h00
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Truka
ANARCHY IN THE UK

Cada vez mais surge revoltas nos 4 cantos do mundo, o povo está zangado com os seus governantes.

Neste sábado vamos ter um som essencialmente punk dedicado aos revoltosos ingleses.

Conspiração da Semana: LONDON RIOTS - Young man speaks up to London Mayor Boris Johnson: Not shown on UK Media
...e Cavalos e Gajas Nuas...

22h00
TENTÁCULOS ALTERNATIVOS...com Sub-Carvalho e Luis Salgado

Este será o último programa da primeira temporada dos Tentáculos Alternativos. Temos, por isso, uns convidados especiais. Os GHOSTS OF PORT ROYAL, que terminaram recentemente umas gravações na CasaViva, vêm apresentar o resultado final e conversarem um pouco sobre a história da banda.

Teremos a acompanhá-los o Punk'n Roll de JOHNNY THUNDERS e dos IGOR SPECTRE

DOMINGO

01h00
DJ TRÁSCAESCADA

alguns excertos do filme "Hunger", de Steve McQueen... conversas interessantes em momentos tensos que adensam a atmosfera ao ponto de concentrar o oxigènio que nos entra pelos pulmões a assobiar.

12h00
ASIB MOHAMED
...propõe um cheirinho da discografia de Primus!

14h00
ASIB MOHAMED

Como não podia deixar de ser, vamos começar a nossa viagem com músicas rebeldes do IRA. A viagem segue, e sem querer desvendar muito mais, posso adiantar que passa por música que ajuda em manifestações pouco pacíficas como as que assistimos ainda há pouco tempo em Inglaterra. Poderão ouvir alguma da história que acompanha estes acontecimentos também. Será Domingo e espero que um menos sangrento que o "Bloody Sunday".
Abraços solidários


... Rádio casaviva, uma rádio nada amiga...escuta e divulga.
para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva, segue os seguintes passos:
abrir... http://badmoodradio.blogspot.com/
- na coluna da direita, em "listen/ouvir", escolher "winamp".
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.
APARECE, OUVE E DIVULGA...Rádio casa viva, uma rádio sem barbies...

Sem comentários :