sarajevo... invisível

, 29 janeiro 18h00 entrada livre

partida.
viajar... procurar a cidade invisível…
viajante… deambulações por Sarajevo à boleia de Italo Calvino (As Cidades Invisíveis)
viagem… sem chegada…

...chegando a qualquer nova cidade o viajante reencontra o seu passado que já não sabia que tinha: a estranheza do que já não somos ou já não possuímos espera-nos ao caminho nos lugares estranhos e não possuídos...

Italo Calvino, As Cidades Invisíveis


18h00 Abertura da exposição Sarajevo... invisível (roteiro >> Marija Žoão von Secka)


18h30 La Resistenza Nascosta (A resistência escondida),

de Francesca Rolandi e Andrea “Paco” Mariani (90'23'')

Documentário 2009. Versão original com legendas em inglês.


Sarajevo 2008. Dez histórias acerca do passado glorioso do New Wave Jugoslavo e da cena musical que surgiu nos últimos anos, cenário vivo composto por diferentes estilos musicais e diferentes formas de fazer frente à música popular “anti-cultura” que invadiu o país nos anos 90. Fragmentos escondidos, fragmentos visíveis, de um fenómeno em progresso, uma forma de resistência cultural que se espalhou recentemente por toda a Bósnia-Herzegovina.


20h00 jantar com alguns petiscos bósnios: uštipce e sataraš


21h00

Halid Bunić, de Damir Janeček (30')

Documentário 2005. Versão original com legendas em inglês


O Sr. Halid Bunić é uma grande figura do cinema ex-jugoslavo. Nasceu no cinema e passou toda a sua vida no cinema. Agora trabalha no Arquivo da Cinemateca de Sarajevo, onde já ninguém vai ver filmes..


A story about Queer Sarajevo Festival 2008,

de Maša Hilčišin e Ćazim Dervišević (32')

Documentário 2009. Versão original com legendas em inglês.


O primeiro Festival Queer de Sarajevo (QSF) foi programado para decorrer em Setembro de 2008, na capital da Bósnia-Herzegovina, coincidindo com o mês sagrado muçulmano do Ramadão. A cidade da "tolerância e multiculturalismo" catalogou o QSF como uma provocação "panasca" e os seus organizadores como "escumalha activista importada". O governo, subtilmente e verbalmente, hooligans e wahhabis, brutalmente e fisicamente, estavam do mesmo lado - contra o festival. A polícia estava algures no meio. O QSF foi inaugurado deixando uma dúzia de pessoas feridas. Embora não tivesse continuado, permanece aberto, questionando a própria natureza da democracia na Bósnia-Herzegovina.


Actividade final do serviço de voluntariado europeu realizado em Sarajevo no projecto Travelling the Balkans (www.travellingthebalcans.net) na área da promoção do turismo sustentável na organização Oneworld – platform for south east europe (oneworldsee.org)

Sem comentários :