muralha de ferro

Ciclo de Cinema *Palestina Livre*


A 18 de Janeiro de 2009 ouviram-se os gritos de terror das crianças Palestinas de Gaza. Não porque de repente se lhes tenham destapado as bocas, mas porque cessaram os ataques aéreos israelitas, iniciados a 28 de Dezembro de 2008, e o som ensurdecedor de uma média de 40 ataques por noite.


Ouviram-se gritos mais fortes mas surgindo de menos gargantas: 30% do milhar e meio de mortos são crianças, segundo dados da ONU. Desenganem-se aqueles que acham que estes gritos surgiram agora. Desde 1948 que as crianças de Gaza são prisioneiras dentro da sua própria casa. Só passaram 60 anos de terror!


Hoje, os gritos por que se esperam são gritos de resistência e solidariedade para com um povo que resiste ainda às atrocidades dos seus carcereiros.


A CasaViva associa-se assim ao dia 30 de Março, Dia Mundial pela Palestina, com um ciclo de cinema - terças e quintas-feiras deste mês e sábado, dia 28 - onde serão apresentados filmes de ficção e documentários que consigam projectar a realidade palestina, bem como as atrocidades dos seus vizinhos sionistas.


É este o nosso grito.


, 17 março 21h30 entrada livre
















The Iron Wall, de Mohammed Alatar

(52' | Inglês, Árabe e Hebraico; legendas em Inglês)


Quando o pai da direita israelita, Valdimir Jabotinsky, formulou a irredutível estratégia da Muralha de Ferro, em 1923, afirmou-se então que o diálogo com os árabes palestinos só seria empreendido quando estes estivessem totalmente derrotados.


Documentário (2006). Aborda a história da implantação sionista na Palestina até aos mais recentes projectos de Israel para a construção de colonatos permanentes, confisco de propriedades, furto de recursos naturais, privação de Direitos Humanos e criação de um sistema de segregação social baseado no factor étnico-racial, semelhante ao apartheid que vigorou na África do Sul.

Sem comentários :